Brasil na Physics World

 

Capa da edição especial da revista científica Physics World sobre o Brasil - Abril 2014

Capa da edição especial da revista científica Physics World sobre o Brasil – Abril 2014

 A Copa do Mundo da FIFA, que nesse ano será realizada no Brasil, parece não crescer os olhos dos estrangeiros somente nesse quesito, mas também para o mundo acadêmico brasileiro.

Em uma edição especial da Physics World, um dos periódicos científicos mais renomados no mundo, o editor Matin Durrani afirma que a “física no país [Brasil] está prosperando, visto que o governo brasileiro mais do que quadruplicou a quantidade de dinheiro investido em pesquisa e desenvolvimento desde a virada do século”.

A revista trás os seguintes destaques:

  • Notícias - Esteja por dentro das tentativas do Brasil em participar do CERN e do Observatório Europeu do Sul, descubra mais sobre seus planos de se construir um laboratório subterrâneo gigante debaixo do Andes e as suas tentativas de enviar mais de 100 mil estudantes no exterior.
  • Brasil assume o centro do palco – Nossas páginas começam com uma visão geral de como o investimento recente do país está transformando física base de pesquisa do Brasil.
  • Conheça o Ministro da Ciência – Marco Antonio Raupp , Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil, fala em entrevista exclusiva à Physics World.
  • Sirius brilha para o Brasil – Faça uma visita as novas instalações Sirius que está sendo construída em Campinas , que não é apenas mais uma instalação de radiação síncrotron, mas sim que procura ser uma referência mundial nesse tipo de laboratório .
  • São Paulo realiza o sonho de Salam – Um perfil da primeira ramificação no exterior do célebre Centro Internacional de Física Teórica, fundado pelo físico e Prêmio Nobel Abdus Salam, em Trieste, na Itália, há 50 anos.
  • Promover a inovação – Vanderlei Bagnato, diretor da agência de inovação da Universidade de São Paulo, explica por que ele acha que a conversão de pesquisa em aplicações práticas é tão vital.
  • Fortalecer os melhores talentos no Brasil – Saiba como a melhora na educação escolar, a ajuda aos estudantes universitários e as iniciativas de impulsão de pesquisas internacionais são vitais para manter a produção de pesquisa do Brasil .
  • Longa história , futuro brilhante – Um olhar sobre o Observatório Nacional, no Rio de Janeiro – o lugar onde a pesquisa brasileira praticamente começou – uma volta ao passado em 1827.

Isso não deixa de ser uma propaganda boa para o desenvolvimento da ciência de base no Brasil, mostrando que o mercado para físicos vem crescendo e se potencializando. Atitudes como o Ciência sem Fronteiras e novas instalações de pesquisa teórica e prática são vistas com bons olhos, mesmo sem toda a infra-estrutura e financiamento que países mais desenvolvidos economicamente possuem.

FONTE:

 

About these ads