Um dos pilares da física moderna é a conservação do momento angular. Infelizmente, não existe uma abordagem direta e mais profunda dentro do ensino médio sobre esse conceito, somente uma ideia dentro de estática. Contudo, trabalhamos com duas outras conservações de igual importância: a da energia (dentro de sistemas conservativos) e da quantidade de movimento ou momento linear (dentro de sistema isolado). Trago aqui somente uma ideia sobre o que é essa conservação do momento linear numa vídeo-aula do Prof. Ph. D. Walter H. G. Lewin que é astrofísico e professor emérito de física do MIT (Massachusetts Institute of Technology), Cambridge, MS – EUA.
O vídeo está em inglês, mas o que o observamos é o Prof. carregando uma roda de bicicleta. Após girá-la, por meio de um dispositivo para essa finalidade, senta-se em uma cadeira giratória e modifica o ângulo da roda. Se observa, então, que o mesmo gira na cadeira!
Isso se deve ao Torque e ao Momento Angular que são grandezas físicas relacionadas à quantidade movimento linear, velocidade angular, forma e disposição da matéria (momento de inércia) dentre outras características que envolvem corpos em rotação.
Para se aprofundar no assunto (no nível de ensino médio – que é o objetivo desse post), indico, para quem se interessar sobre o assunto, esse PDF sobre rotações do Grupo de Reelaboração do Ensino de Física (GREF), distribuídos gratuitamente pela USP:
GREF – Rotações – Capítulos 07 ao 10 de Mecânica – Livro 01
FONTES:
- Página do GREF: www.if.usp.br/gref/
- Página do Vídeo: ocw.mit.edu/courses/physics/8-01-physics-i-classical-mechanics-fall-1999/video-lectures/lecture-24/