Stephen Hawking

Trago um filme realizado pela BBC sobre o cosmólogo inglês Stephen Hawking, um dos maiores físicos da atualidade, mostrando o início de sua carreira acadêmica e o momento que descobre que possui uma doença degenerativa motora (agradecimento ao meu aluno Yuri por ter me indicado o vídeo).

Vale a pena conferir para entender seu trabalho e suas contribuições sobre espaço-tempo, big-bang, buracos negros, singularidades, radiação de fundo e um pouco mais sobre o que faz um cosmologista. Algumas ressalvas são que, primeiramente, o filme não é um documentário e o diretor glamouriza um pouco a história do físico (já que é um filme inglês sobre um físico britânico). Outra é que as opiniões pessoais de Stephen sobre diversos temas além-física (e até de física mesmo, visto que recentemente refutou uma de suas maiores teorias sobre buracos negros), também devem ser analisadas com cuidado, já que Hawking sempre gostou de manchetes polemizando alguns assuntos. Mesmo assim, é um bom entretenimento sobre essa grande mente da ciência de nossos tempos.

O nome do drama é “Hawking” de 2004 e é interpretado por Benedict Cumberbatch.

Nota 1: Para acessar a legenda em português, clique em CC na barra de menu do vídeo para habilitá-la.

Nota 2: Em 1:09:29 temos uma demonstração do princípio da velocidade relativa.

Nota 3: Ainda hoje saiu uma reportagem falando que Hawking achou a fórmula do “pênalti perfeito” e que aposta no Brasil como campeão da Copa do Mundo de Futebol de 2014. Como eu disse, ele gosta de ser notícia de tempos em tempos falando de física ou não (risos).

Link da Matéria:

http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2014/05/140528_formula_penalti_rb.shtml